domingo, 14 de outubro de 2012

Coleta e Tratamento da Água. (≧▽≦)b


Você deve estar aí do outro lado da tela se perguntando: "E o que diabos a coleta e o tratamento da água tem haver comigo?"

Bom, meu caro leitor, é essa pergunta que eu vou estar tentando responder nesse post.

Muitas pessoas acham que conhecem bem o tratamento da água mas na verdade não sabem quase nada sobre o assunto outras não sabem nada mas desde que elas tenham acesso a água isso não faz diferença para elas; eu sei que você não é nenhum dos dois tipos e esse é o provável motivo pelo qual você chegou até este blog. Portanto, cá estou eu para dar a vocês, leitores, uma pequena introdução neste assunto.

A primeira etapa do tratamento da água é, obviamente, a coleta. Durante a coleta a água é coletada (dã) na manancial e levada até a ETA ( Estação de Tratamento de Água ) onde o tratamento começa efetivamente; Durante a coleta a água está cheia de resíduos  folhas, entre outras coisas (a não ser que a água seja coletada de uma reserva subterrânea  nesse caso ela já virá adequada para ser bebida); é somente após o tratamento que a água fica incolor e sem cheiro nem gosto nenhum, enfim, como ela é quando chega na sua casa. Passaremos então ao tratamento.


  1. Oxidação: É o processo no qual são inseridas substâncias como o cloro e assim oxidando os metais presentes na água.
  2. Coagulação: Essa é a etapa na qual as partículas de sujeira se juntam em flocos. Isso ocorre por causa de uma substância feita de sulfato de alumínio ou cloreto férrico (e algumas vezes cal) é adicionada a água.
  3. Floculação: Nesta etapa a água é misturada para os flocos de sujeira se juntem em flocos maiores.
  4. Decantação: Após se juntarem em flocos maiores, as impurezas da água, por força da gravidade são levadas ao fundo do tanque e apenas a água (quase) limpa passa para a próxima etapa.
  5. Filtração: Nessa etapa, como é sugerido pelo nome, a água passa por diversos filtros (formados por carvão, pedras e areia de diferentes tamanhos) até que possa ser considerada limpa o suficiente para passar para a próxima etapa.
  6. Desinfecção: Aqui a água, já limpa, passa para um outro nível do processo; onde é necessário apenas a desinfecção da água de resíduos e substâncias não desejadas. Nesta etapa é aplicado na água ozônio ou cloro para eliminar microrganismos maleficentes.
  7. Fluoretação: Nesta etapa é adicionado o flúor na água. O flúor auxilia na não criação de cáries nos dentes das crianças.
  8. Correção do pH: Para corrigir o pH da água, é aplicada uma solução de cal hidratado ou de carbonato de sódio. É necessário que se corrija o pH da água, pois de caso contrário, ela poderia corroer a canalização das casas.



O tratamento da água é muito importante para evitar infecções e doenças como a cólera, a leptospirose, entre diversas outras. Por isso é extremamente necessário que a água seja adequadamente tratada antes de chegar a sua casa.

Após algumas pesquisas minha colega Sofia e eu, chegamos a conclusão de que uma animação seria o jeito mais simples de explicar essa base para a turma sem que todos morressem de tédio, uma vez que o assunto pode não ser do interesse de todos (mesmo que o devesse ser).

Portanto passamos o nosso foco a grande busca de encontrar uma animação que conseguisse explicar bem a coleta e o tratamento da água de forma didática e interativa. :)

Após revirarmos a internet conseguimos duas versões em flash que se adequaram bem ao que nós estávamos buscando.

São elas:

* & *

Fontes:

<http://www.infoescola.com/geografia/tratamento-de-agua/> Acesso em: 14.10.2012
<http://www.suapesquisa.com/o_que_e/tratamento_agua.htm> Acesso em: 14.10.2012
<http://www1.informativo.com.br/blogs/ambiente/?tag=tratamento-de-agua> Acesso em: 14.10.2012

E com isso nós podemos terminar o nosso post, foi ótimo ver vocês todos novamente e eu espero que estejam fazendo um  bom proveito do blog.



P.S: Em breve minha colega Sofia também estará postando algumas coisas para vocês, meus caros leitores inexistentes.

~ M

Nenhum comentário:

Postar um comentário