terça-feira, 30 de outubro de 2012

Resultados das Entrevistas (Balneário dos Açores). (`ー´)

Olá olá, leitores!

Hoje nós iremos falar um pouco sobre o bairro do Balneário dos Açores, além de apresentar mais alguns dos resultados da nossa pesquisa.

O Balneário dos Açores é o bairro mais bem planejado do sul da ilha, possuindo plano diretor elaborado pela Prefeitura Municipal e está localizado a 31km do Centro de Florianópolis e a 24km do Aeroporto; entre o bairro do Pantâno do Sul e o bairro da Costa de Dentro, todos localizados no extremo sul da Ilha, como é possivel ver no mapa abaixo.



Espero que estejam aproveitando bem o nosso blog, pois agora estamos quase alcançando a rota final do nosso trabalho. Eu particurlarmente adoro essa parte do trabalho, onde as nossas pesquisas pessoais começam a realmente mostrar resultados. Bom, mas eu não estou aqui para falar sobre isso e sim para dar a vocês alguns dos meus próprios resultados (creio que isso é bem mais interessante do que ler sobre como é ter resultados, não é mesmo?)

Após eu e minha colega Sofia sairmos para fazer entrevistas no Balneário dos Açores, chegamos a conclusão de que a maioria dos moradores usa a Distribuidora Nascente da Ilha, a qual já está presente nos negócios há mais de 30 anos e cobra cerca de R$ 30,00 por mês; Sendo essa seguida pela CASAN; e depois tendo a mesma quantidade de usuários para o Quincas e fontes próprias de abastecimento de água em casa (como por exemplo poços ou bicas ligadas direto no lençol freático)





Existem chances de os resultados variarem de bairro para bairro, mas esta entevista foi feita apenas para dar uma idéia um pouco mais realista de como (e por quem) é feita a distribuição de água no sul da Ilha de Florianópolis.






Acredito que por hoje seja só isso, até a próxima postagem!






Foi um prazer falar com todos vocês novamente, meu leitores (inexistentes) e espero que este blog esteja sendo útil para informa-los sobre o assunto da água no sul da ilha tal qual outras cositas relacionadas a nossa preciosa água! 

Fontes:

<http://www.guiafloripa.com.br/turismo/praias/acores.php3> Acesso em 30.10.12
<http://dunascatarinenses.wordpress.com/tag/praia-dos-acores/>  Acesso em 30.10.12
<http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/25451> Acesso em 14.10.12

~ M


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saneamento Básico no cinema.



 Em minhas pesquisas sobre o assunto sanemanto básico, descobri que até existe um filme sobre o assunto, uma comédia brasileira de 2007 (produzido pela Casa de cinema de POA) . A história é sobre os moradores de uma ficcticia cidade na Serra Gaúcha,  que  estão precisando de dinheiro para construir uma fossa para o tratamento de esgoto local. Juntos, eles elegem uma comisão para tratar do assunto, e vão até prefeitura pedir verbas para a construção, mesmo reconhecendo o quaãoimportante é fazer uma fossa ali, a prefeitura alega que não tem verbas para tal construção.
 
  Porém a prefeitra tem quase 10 mil reais para a produção de um filme ficcção, vendo esta opurtunidade, os moradores tem a idéia de fazer um filme relacionado a obra do esgoto, então os  moradores vão ter que fazer um filme barato, para contar uma história que seja ficcticia E tenha haver com o esgoto deles.



Para quem quiser ver o filme completo este é o link ---  :http://www.youtube.com/watch?v=CKOsCD6BItc


Bem espero que tenham gostado da dica cinematográfica de hoje , e aguardem por mais posts nossos
com carinho
Sofia ^^

Filtre a sua água - Filtro de garrafa PET. (*≧▽≦)

Olá olá, leitores! 

Acredito que vocês devam se lembrar que à algum tempo atrás eu fiz uma postagem explicando um pouco sobre como ocorre a coleta e o tratamento d'água ( para os que não se lembram aqui está o link: * ). 
Mas eu aposto que você, leitor, não esperava que nós aqui do 'posso beber água?' fossemos também explicar a você como fazer um filtro caseiro usando apenas uma garrafa PET, areia, pedras pequenas, carvão em pó e uma tesoura.
Certo, chega de enrolação e vamos ao que interessa. Para produzir o filtro eu e minha colega decidimos por usar uma garrafa de 2L de Guaraná Antartica (c). Mas isso fica totalmente a escolha do leitor.

Imagem 2.
Imagem 1.
  1. Corte a garrafa PET na linha de cima, fazendo com que o pedaço do gargalo tenha cerca de 20cm; como mostra a imagem 1.
  2. Fure a tampinha da garrafa e depois coloque-a de volta.
  3. Agora coloque um pouco de algodão no bico da sua recém cortada garrafa.
  4. Em seguida coloque as camadas de carvão, areia e pedras (nessa mesma ordem). 
  5. Após terminar de colocar as camadas encaixe a parte do bico no resto (onde antes foi o fundo da garrafa), como mostrado na imagem 2.
  6. E agora o seu filtro está pronto para o uso!

Agora o seu filtro já está pronto para o uso e você pode observar que caso você retire alguma das camadas do filtro (como por exemplo a areia) o filtro não terá o mesmo funcionamento pois a filtragem será só parcial e portanto a água não poderá ser ingerida, podendo possuir microrganismos transmissores de doenças.

No vídeo abaixo é possível observar o funcionamento de um filtro do mesmo mesmo estilo.


Fontes:

Acesso em 25.10.12
Acesso em 25.10.12

E com isso nós podemos fechar por hoje! (◡‿◡✿)

Espero que a postagem tenha sido útil e que vocês estejam aproveitando o blog tanto quanto eu estou! Então... Até a próxima!

~ M

sábado, 20 de outubro de 2012

CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. (︶▽︶)

Olá olá, leitores!

Como a minha colega Sofia está tendo alguns problemas técnicos, eu vou me ocupar de fazer a postagem sobre a CASAN ( e a nossa visita à mesma ) ! 


Você já deve ter ouvido falar da CASAN pelo menos uma vez, mas caso você mesmo assim não faça ideia do que ela faz ou como ela faz o que ela faz, não se preocupe, esse post irá te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.


A CASAN começou em 1971 com o objetivo de coordenar o planejamento e executar, operar e explorar os serviços públicos de esgotos e abastecimento de água potável, bem como realizar obras de saneamento básico, em convênio com municípios do Estado.


Hoje em dia ela já cobre quase todo o estado de Santa Catarina e com seus serviços melhora cada vez mais a qualidade de vida de seus clientes. O motivo de a CASAN estar sendo um dos nossos pontos de pesquisa é o fato de que ela é uma das mais influentes (será?) abastecedoras de água potável na região do sul da ilha.

*

O link acima leva a uma história em quadrinhos produzida pelo engenheiro, artista e pintor Atila Ramos, na qual a história do abastecimento d'água em Florianópolis é explicada de forma rápida, didática e interessante. Eu aconselho a vocês, leitores interessados no assunto mas que não tem paciência para textos muito grandes.

Passemos então ao próximo e não menos importante tópico do nosso post: A visita feita pelas autoras (Muriel e Sofia) à matriz da CASAN, localizada aqui mesmo em Florianópolis próxima a Praça dos Bombeiros, na rua Emílio Blum. 

Ao chegar lá fomos bem recebidas, no entanto, a pesar do preparo da companhia para atender e receber estudantes, acabamos indo no lugar errado. Somente depois de esperarmos algum tempo e sermos finalmente atendidas que nos informaram de que estávamos na entrada errada. 

Depois disso tudo correu consideravelmente bem, nós encontramos com o responsável pela imprensa (quem normalmente recebe os estudantes) e mesmo não tendo marcado horário ele nos atendeu muito bem, nos disponibilizando um vídeo sobre o tratamento d'água (abaixo) e panfletos.



Fontes: 

<http://novo.casan.com.br/menu-conteudo/index/url/enderecos#760> Acesso em 18.10.12
<http://novo.casan.com.br/menu-conteudo/index/url/historia-da-casan-e-do-saneamento-em-santa-catarina#720> Acesso em 20.10.12
<http://novo.casan.com.br/menu-conteudo/index/url/o-abastecimento-de-agua-da-ilha#720> Acesso em 20.10.12

E com isso nós fechamos por hoje.



P.S: Voltarei em breve com mais resultados da pesquisa e logo logo minha colega e co-autora Sofia estará se juntando a nós com um post especial sobre o Saneamento Básico em Florianópolis. Hehehe! >:3

~ M

domingo, 14 de outubro de 2012

Coleta e Tratamento da Água. (≧▽≦)b


Você deve estar aí do outro lado da tela se perguntando: "E o que diabos a coleta e o tratamento da água tem haver comigo?"

Bom, meu caro leitor, é essa pergunta que eu vou estar tentando responder nesse post.

Muitas pessoas acham que conhecem bem o tratamento da água mas na verdade não sabem quase nada sobre o assunto outras não sabem nada mas desde que elas tenham acesso a água isso não faz diferença para elas; eu sei que você não é nenhum dos dois tipos e esse é o provável motivo pelo qual você chegou até este blog. Portanto, cá estou eu para dar a vocês, leitores, uma pequena introdução neste assunto.

A primeira etapa do tratamento da água é, obviamente, a coleta. Durante a coleta a água é coletada (dã) na manancial e levada até a ETA ( Estação de Tratamento de Água ) onde o tratamento começa efetivamente; Durante a coleta a água está cheia de resíduos  folhas, entre outras coisas (a não ser que a água seja coletada de uma reserva subterrânea  nesse caso ela já virá adequada para ser bebida); é somente após o tratamento que a água fica incolor e sem cheiro nem gosto nenhum, enfim, como ela é quando chega na sua casa. Passaremos então ao tratamento.


  1. Oxidação: É o processo no qual são inseridas substâncias como o cloro e assim oxidando os metais presentes na água.
  2. Coagulação: Essa é a etapa na qual as partículas de sujeira se juntam em flocos. Isso ocorre por causa de uma substância feita de sulfato de alumínio ou cloreto férrico (e algumas vezes cal) é adicionada a água.
  3. Floculação: Nesta etapa a água é misturada para os flocos de sujeira se juntem em flocos maiores.
  4. Decantação: Após se juntarem em flocos maiores, as impurezas da água, por força da gravidade são levadas ao fundo do tanque e apenas a água (quase) limpa passa para a próxima etapa.
  5. Filtração: Nessa etapa, como é sugerido pelo nome, a água passa por diversos filtros (formados por carvão, pedras e areia de diferentes tamanhos) até que possa ser considerada limpa o suficiente para passar para a próxima etapa.
  6. Desinfecção: Aqui a água, já limpa, passa para um outro nível do processo; onde é necessário apenas a desinfecção da água de resíduos e substâncias não desejadas. Nesta etapa é aplicado na água ozônio ou cloro para eliminar microrganismos maleficentes.
  7. Fluoretação: Nesta etapa é adicionado o flúor na água. O flúor auxilia na não criação de cáries nos dentes das crianças.
  8. Correção do pH: Para corrigir o pH da água, é aplicada uma solução de cal hidratado ou de carbonato de sódio. É necessário que se corrija o pH da água, pois de caso contrário, ela poderia corroer a canalização das casas.



O tratamento da água é muito importante para evitar infecções e doenças como a cólera, a leptospirose, entre diversas outras. Por isso é extremamente necessário que a água seja adequadamente tratada antes de chegar a sua casa.

Após algumas pesquisas minha colega Sofia e eu, chegamos a conclusão de que uma animação seria o jeito mais simples de explicar essa base para a turma sem que todos morressem de tédio, uma vez que o assunto pode não ser do interesse de todos (mesmo que o devesse ser).

Portanto passamos o nosso foco a grande busca de encontrar uma animação que conseguisse explicar bem a coleta e o tratamento da água de forma didática e interativa. :)

Após revirarmos a internet conseguimos duas versões em flash que se adequaram bem ao que nós estávamos buscando.

São elas:

* & *

Fontes:

<http://www.infoescola.com/geografia/tratamento-de-agua/> Acesso em: 14.10.2012
<http://www.suapesquisa.com/o_que_e/tratamento_agua.htm> Acesso em: 14.10.2012
<http://www1.informativo.com.br/blogs/ambiente/?tag=tratamento-de-agua> Acesso em: 14.10.2012

E com isso nós podemos terminar o nosso post, foi ótimo ver vocês todos novamente e eu espero que estejam fazendo um  bom proveito do blog.



P.S: Em breve minha colega Sofia também estará postando algumas coisas para vocês, meus caros leitores inexistentes.

~ M

sábado, 6 de outubro de 2012

Primeiro post. (●´∀`●)

Olá, queridos leitores.

Hoje nós iremos aproveitar a primeira postagem do blog para explicar sobre o que será o nosso trabalho, como vocês não sabem (mas em breve irão saber) esse blog é/está sendo/será escrito e elaborado por duas autoras, eu, Muriel e minha colega Sofia.

Nós somos ambas estudantes do 1º ano C do Colégio de Aplicação - UFSC e estamos realizando um trabalho de Geografia sobre a questão da água no Sul da Ilha, mais focadamente nos bairros da Armação do Pântano do Sul, Pântano do Sul e Balneário dos Açores.

A principal utilidade deste blog será postar os resultados e etapas do nosso projeto, tal qual dar uma primeira introdução aos interessados na qualidade da/curiosidades sobre a água no Sul da Ilha de Florianópolis.

Acho que isso é o suficiente para um primeiro post, então...


















Até a próxima!   ~ヾ( ´ ▽ ` )                                           


~ M
Tratamento de água